quarta-feira, 1 de abril de 2009

Milk – A Voz da Igualdade



"A liberdade é grande demais para ser enfiada pela soleira de uma porta fechada"

Harvey Milk


Milk é baseado na história real de Harvey Milk, o primeiro gay eleito para um cargo público nos Estados Unidos em 1977. Sua jornada começa em New York em 1972 e leva até sua morte em 1978 pelas mãos de seu adversário político Dan White, ressentido pela sua derrota e perda do emprego. O filme é contado em forma de flashback entre suas gravações de áudio e algumas cenas de arquivo da época.


A trajetória de Harvey Milk foi apenas o início de uma longa luta não apenas pelos direitos gays, mas pelos direitos humanos de igualdade em geral. Sua política de pregar “esperança” é até hoje fundamento para grandes vitórias das minorias e é uma forma sagaz de trazer o espírito de “mudança” para a política. Contra todas as chances, todas as ameaças e todas as pressões, ele com certeza mudou a vida de todos os gays americanos para sempre.


O tema tem sido mais atual do que nunca, mas mesmo assim o filme não é para todos. Homofóbicos por exemplo, dificilmente passarão os primeiros 30 minutos de forma confortável, já que o intuito visual fica bem claro naquele velho estilo “somos gays sim e viemos para ficar”. Entretanto Milk surpreende com o tom político e a lição de vida que esse filme passa. Com certeza uma ótima opção nos cinemas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário