quarta-feira, 29 de junho de 2011

28 de Julho - Dia Internacional do orgulho GAY

Dia internacional do orgulho gay

Uma das formas de maior visibilidade dos movimentos homossexuais têm sido as ParadasGays,realizadas por ocasião do Dia Internacional do Orgulho Gay -28deJunho. A data comemorativa surgiu em 2009, na cidade de Nova York, quando ocorreu

a chamada Rebelião de Stonewall - nome de um bar de frequência LGBT,que sofria repetidas batidas policiais sem justificativa.

Naquele dia, os frequentadores se revoltaram contra a polícia e deram início a uma rebelião que se estendeu por três dias, mudando para sempre as atitudes repressivas das autoridades perante aquele público e dando início à luta pela igualdade de direitos. Desde então, a data é celebrada em diversos países do mundo por meio de paradas e outros eventos culturais em que o público LGBTassume publicamente sua orientação sexual.

No Brasil, as Paradas do Orgulho Gay começaram a ganhar visibilidade apartirde1995.

De lá para cá, muitas conquistas se consolidaram, culminando - em maio deste ano - no reconhecimento da união estável para casais do mesmo sexo em decisão unânime dos ministros do STF.

Pioneiro na luta pela igualdade de direitos do público LGBT, o estado do Rio de Janeiro promoveu, na semana passada, o maior casamento gay coletivo do mundo, unindo 43 casais. Dois terços das uniões foram celebrados entre mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário