terça-feira, 14 de junho de 2011

RELATÓRIO CHEGANDO A ZERO - Estratégia para 2011 a 2015


“ Os custos futuros que o HIV/AIDS impuser as pessoas, famílias,
comunidades e países, serão determinados pela maneira
como os parceiros nacionais e globais reposicionam
a resposta ao HIV para alavancar mudanças na macro conjuntura.
( Chegando a Zero: Estratégia da
Unaids/Onusida 2011-2015, Unaids, abril de 2011)”


Segundo dados da Unaids(abril,2011), 2,6 milhões de pessoas se infectaram com o HIV em 2009 e cerca de 1,8 milhões morreram por complicações relacionadas a Aids. Apenas 1/3 das 15 milhões de pessoas vivendo com HIV/AIDS que precisam estão recebendo tratamento e as novas infecções continuam a superar o número de pessoas iniciando o tratamento, enquanto a tendência de aumento no volume de recursos estancou em 2009.

O Documento da Unaids, que lança as metas e estratégias da agência da ONU para o controle da epidemia de Sida entre os anos de 2011-2015, também é enfático em reconhecer o que as organizações da sociedade civil vem sinalizando há alguns anos: os avanços e conquistas para o controle da epidemia de Aids no mundo estão em risco. Seja pela crise econômica que redirecionou recursos e prioridades, seja por esta sensação de que a epidemia esta sob controle, o fato é que há uma urgente necessidade de sinalizarmos que se não re-estabelecermos um compromisso pela maior eficiência nas respostas(prevenção, tratamento, assistência e apoio) e na disponibilização de recursos, veremos um recrudescimento da AIDS, especialmente junto àquelas populações consideradas as mais vulneráveis, uma vez que os fatores de vulnerabilidade permanecem inalterados nos diferentes contexto onde a epidemia de Aids se manifestou.

O documento da Unaids também chama a atenção para importância da integração entre os contextos sociais e jurídicos na proteção contra o estigma e a discriminação na promoção do acesso universal a serviços e tratamentos em HIV/AIDS. O conhecimento sobre os direitos, a redução das leis punitivas ás pessoas vivendo com HIV/AIDS e a proteção aos direitos humanos desta população estão entre as recomendações da Unaids aos países membros da ONU.

Abaixo está o link para dowload do relatório completo.

http://www.unaids.org/en/media/unaids/contentassets/documents/unaidspublication/2010/JC2034_UNAIDS_Strategy_pt.pdf

por Rosa Beatriz Marinho
Socióloga e Coordenadora executiva do GAPA-Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário