quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

FLD: Compromisso com a Vida


Considerando os desafios do contexto atual, a Fundação Luterana de Diaconia (FLD) entende que o 1º. de Dezembro – Dia Mundial de Luta Contra HIV/aids – é um importante dia de reflexão, tanto do ponto de vista institucional, como do ponto de vista social, sobretudo na perspectiva das pessoas que convivem com HIV/AIDS como em termos de políticas públicas. Mas este não é somente um dia de reflexão, mas também de ação. Institucionalmente, a prevenção e a luta contra HIV/AIDS é uma das temáticas prioritárias de apoio a projetos na área de saúde, uma das quatro áreas temáticas apoiadas pela FLD. Desta forma, a FLD, em seus nove anos de existência apoiou diversas organizações da sociedade civil envolvidas com esta temática.

Ao lembrar o 1º. de Dezembro, se busca valorizar a caminhada de diversas pessoas e organizações e suas conquistas por direitos, e se fortalece a sua causa. A FLD fez questão de dar destaque a esta data em seu site (www.fld.com.br) e, em breve, disponibilizará no mesmo, materiais diversos (textos, publicações, vídeos...), para subsidiar discussões, tanto no âmbito luterano e ecumênico, como na sociedade em geral.



FLD: Compromisso com a Vida

A maneira como as igrejas luteranas se autodefinem está em constante revisão, a partir da sua base de fé e da sua tradição confessional, em diálogo com os contextos nos quais as mesmas estão inseridas, seja no âmbito local ou no âmbito global. De modo geral, as igrejas luteranas atestam claramente a convicção de que todos os seres humanos são criados à imagem de Deus e devem ser respeitados e ter seus direitos humanos assegurados, independente de diferenças de classe, idade, gênero, raça e orientação sexual.

Desta forma, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), desde há algum tempo, aborda a questão HIV/aids no contexto amplo do relacionamento humano, buscando sensibilizar as comunidades, obreiros e obreiras e lideranças para o tema. Sua atuação tem fundamentação bíblico-teológica, a partir do duplo mandamento do amor (amarás o Senhor teu Deus e a teu próximo como a ti mesmo, cf. Lucas 10.27). Da mesma forma, a IECLB toma em conta e divulga os documentos da Federação Luterana Mundial (FLM) sobre esta temática.

Assume-se, desta forma, o compromisso de ser Igreja que serve, acolhe, ampara, consola, orienta, profetiza (Lucas 4.18-21). Isso implica no resgate de valores éticos cristãos como a fidelidade, a solidariedade, a esperança e o amor nos relacionamentos humanos, tão necessários para criar, restaurar e fortalecer redes de solidariedade.

A Fundação Luterana de Diaconia (FLD), por sua vez, também parte destes princípios, para fazer a relação com toda a sociedade, independente de credo, etnia, gênero, classe ou orientação sexual. Institucionalmente, a prevenção e a luta contra HIV/AIDS é uma das temáticas prioritárias de apoio a projetos na área de saúde, uma das quatro áreas temáticas apoiadas pela FLD. Desta forma, a FLD, em seus nove anos de existência apoiou diversas organizações da sociedade civil envolvidas com esta temática.

Desde 2000, o `Fundo de Apoio a Projetos´ da FLD, vem apoiando financeiramente e metodologicamente, grupos de todas as regiões do país, na execução de ações de prevenção ao HIV/AIDS e na garantia de cidadania e direitos às pessoas que vivem com HIV ou AIDS. Neste período foram destinados cerca de R$ 300.000,00 ao apoio de projetos nesta temática, além de se estabelecerem parcerias com diversos grupos e organizações. Entre os grupos apoiados, a título de exemplo, pode-se citar: DAVIDA - Prostituição, Direitos Civis, Saúde (RJ), NEP - Núcleo de Estudos da Prostituição (RS), SOSA – Serviço de Orientação e Solidariedade à AIDS (RS), Grupo Vhiver (MG) e Grupo Solidariedade (MG). A FLD também apoiou mobilizações, como o XI Encontro Nacional de Ong AIDS, promovido pelo Fórum das ONG/AIDS do Estado de São Paulo.

A FLD faz questão de dar destaque a esta temática em seu site (www.fld.com.br) e em breve disponibilizará materiais diversos (textos, publicações, vídeos...), a fim de difundir informações, subsidiar discussões e fomentar redes de solidariedade.


Eventos realizados no RS no Dia Mundial de Combate a AIDS/ 2009:


A Coordenação do Programa DST/Aids no RS atua durante todo o ano, desde 1998, com o apoio de diversas parcerias para fortalecer as ações, especialmente na capital, Porto Alegre.
No Dia Mundial de Luta contra a AIDS as ações são intensificadas, com grande participação de diferentes atores, que concentram suas energias no sentido de incrementar as ações de prevenção contra a doença, de redução do preconceito, além de incentivar e reforçar a adesão ao tratamento.
Participaram de ações no 1º. de Dezembro de 2009, no RS, Equipes das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Cidadania, Igrejas, Pastoral da Aids, organizações da sociedade civil, dentre outras instituições, de diversos municípios do estado, que realizaram as mais variadas atividades de prevenção junto às comunidades: orientações e realização de exames de HIV, com entrega de material informativo, distribuição de preservativos, passeatas, palestras informativas e formativas para diversos públicos; dentre outros eventos e atividades.


Juliana Mazurana, Assessora de Projetos da FLD
www.fld.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário